quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Sapateira recheada à minha maneira

1 sapateira                                                                              
1 ou 2 ovos cozidos cortados aos quadrados pequenos            
pickles picados qb
cebola picada qb
maionese qb
molho inglês qb
mostarda qb
ketchup qb
molho picante (eu uso o tabasco)
pimenta preta do moinho


Prefiro as sapateiras já cozidas, escolhem-se pelo peso, quanto mais pesadas, mais cheias estão. Abre-se de forma a deixar a carapaça inteira. Tiram-se as patas e reservam-se. Todo o interior (que nao tenha cascas, claro) se aproveita (salvo também aquelas partes esponjosas) e põe-se numa tijela. Das partes de dentro de onde se puder retirar um pouco de carne, retira-se e junta-se na tijela. O restante junta-se às pernas.
Na tijela põe-se os pickles picados, a cebola picada, a maionese, o ketchup e a mostarda (tudo em poucas quantidades, mas um pouco mais de ketchup que de mostarda). Tempera-se com o molho inglês (pouco) o picante a gosto, a pimenta preta. Mistura-se bem, rectifica-se os temperos e junta-se o ovo picado. Mistura-se tudo e enche-se a carapaça da sapateira. Se sobrar recheio (normalmente sobra) serve-se em pequenas taças.
Numa travessa cobre-se o fundo com folhas de alface (bonitas). Ao meio coloca-se a carapaça da sapateira e à volta dispõem-se as pernas de forma que fique bonito. Enfeita-se com limão.                      Nota: costumo fazer “batota” acrescentando delícias do mar 😂.



Sem comentários:

Enviar um comentário