1 kg farinha
12 ovos
250 grs margarina
50 grs fermento de padeiro (fermento seco não precisa de leite)
sal qb
leite qb
1 frango
fiambre qb
salpicao qb
bacon qb
chouriço qb
1 cebola
3 dente de alho
2 fls louro
polpa de tomate qb
Açúcar qb
Faz-se um refogado com cebola picada, alho e louro, junta-se a polpa de tomate e um pouco de açúcar para cortar a acidez do tomate, quando a cebola estiver um bocadinho frita. Tempera-se com caldo de carne, alho qb, piri-piri e pimenta preta de moinho. Junta-se o frango cortado aos bocados, deixa-se apurar. Quando estiver frio tira-se a pele do frango e desfia-se a carne. Mistura-se a carne desfiada com o molho de tomate. Junta-se o resto das carnes frias cortadas em bocados não muito pequenos. Reserva-se.
Põe-se num alguidar a farinha, abre-se um buraco ao meio, junta-se a margarina derretida ou bastante amolecida, o sal, os ovos e o fermento de padeiro previamente derretido em leite morno.
Bate-se a massa à mao, mas eu costumo bater com a batedeira 😄. Quando estiver a soltar-se do alguidar, deixa-se repousar até levedar.
Quando a massa estiver levedada junta-se as carnes, mistura-se bem. Unta-se um tabuleiro põe-se o preparado dentro do tabuleiro. Deixa-se repousar para levedar mais um bocado. Barra-se com ovo por cima (costumo por a gema e a clara). Vai a forno médio. 200 C/ 390 F durante mais ou menos 45 mn.
Nota: acerto do meu novo fogão 360 F durante 45 minutos.
Sem comentários:
Enviar um comentário