1 chávena de arroz (de preferência carolino)
1 chávena e meia de água
2 cascas de limão (só o amarelo)
1 pau de canela
1 pitada de sal
1 litro de leite
10 colheres de sopa de açucar
um pouco mais de metade de 1 pacote de leite creme ou de pudim boca doce
2 ou 3 gemas de ovo
canela em pó qb
Coloca-se a água, o sal (pouco), o pau de canela e o vidrado de limão ao lume. Quando levantar fervura junta-se o arroz, mexe-se com uma colher de pau e baixa-se o lume um pouco. Quando o arroz começar a secar, desliga-se o lume, retira-se o vidrado e o pau de canela. Mexe-se com um garfo para não partir o grão do arroz, tapa-se a panela e reserva-se.
À parte já se pôs o leite a aquecer (ultimamente ponho o leite a aquecer no microondas, não corre o risco de queimar). Quando estiver a levantar fervura, junta-se ao preparado do arroz.
Nesta altura tem que praticamente se estar sempre a mexer com uma colher de pau. Quando se sente que o leite está a engrossar, junta-se o açucar e aí tem mesmo que se mexer continuamente, para não queimar. O lume vai-se diminuindo ou aumentando, conforme se vê que é necessario.
À parte já se dissolveu o leite creme (ou pudim boca doce) e as gemas de ovo num pouco de leite. Quando o preparado de arroz e leite já estiver espesso (não muito), junta-se o leite com o leite creme e as gemas dissolvidas e mexe-se bem por mais uns 3 mn.
Retira-se do lume e põe-se nas tacinhas. Enfeita-se com canela em pó a gosto.
Nota:
Eu tenho um utensílio pequeno para polvilhar a canela, que tem o desenho de uma estrela, um coração e uma flor, encontra-se facilmente à venda e fica mais bonito e fácil.
O arroz doce fica bastante cremoso, para quem goste dele seco, se calhar nao é a receita ideal.
O pau de canela pode-se lavar e reutilizar várias vezes.
Para todos os doces que levem só gemas, podem-se congelar as claras, escrevendo no plástico quantas são e utilizar mais tarde para fazer uma sobremesa em que se usem só claras. Ficam tal e tal como se fossem frescas.
Sem comentários:
Enviar um comentário