quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Cheesecake


Base

3 copos de bolacha maria triturada (+ - 20 bolachas)                  
3 colheres de sopa de manteiga (meio derretida)



Creme

3 pacotes de cream cheese (750 grs) ( à temperatura ambiente)
1 colher de sopa de maisena
1/2 chavena de açúcar + 1 colher de sopa
1/2 copo de sour cream
1 colher de chá de sal
3 ovos + 1 gema (à temperatura ambiente)
1 colher de chá de extracto de baunilha
2 colheres de chá de sumo de limão (opcional)



Cobertura de laranja

casca de 1 maçã
casca de 3 laranjas (sem a parte branca)
sumo das 3 laranjas
agua qb ate perfazer 500 ml juntamente com o sumo das laranjas
40 grs de açúcar







 Base

Mistura-se a bolacha ralada com a manteiga, forra-se o fundo de uma forma previamente untada com manteiga e de preferencia com papel manteiga também. Vai ao forno pre-aquecido a 350 F (+- 180 C) durante 10 mn.



Creme

Misturar o cream cheese com a farinha, o açúcar e o sal e bater. Juntar os ovos, previamente mexidos a parte, com a mistura anterior (mexem-se os ovos, para evitar bater em demasia a mistura do cream cheese), mais o sour cream, o extracto de baunilha e o sumo de limão. E' muito importante o cream cheese, os ovos e o sour cream estarem a temperatura ambiente.
Vai ao forno previamente aquecido a 340 F (170 C), depois de 15mn baixar para 250 F (120 C) durante 60 a 90 mn (por um recipiente com agua a ferver no tabuleiro do forno abaixo do cheesecake, para humidificar o ar). NUNCA abrir o forno durante a cozedura. Quando estiver quase pronto, abanar um pouco a forma, quando so no meio estiver tipo gelatina desligar o forno, entreabrir a porta e deixar ficar por mais 1 hora. Retirar do forno, passar uma faca a toda a volta para o bolo não colar e colocar no frigorifico por +- 24 horas.



Cobertura de laranja

Descascar a laranja com um descascador de legumes, para não ir nenhuma parte branca e picar miudinho como se faz com a cebola. Tirar o sumo as 3 laranjas e juntar agua ate perfazer 500 ml. Numa panela juntar as cascas de laranja picadas, o sumo com a agua, o açúcar e a casca da maca, que como tem pectina, vai ajudar a solidificar. Deixa-se cozinhar na panela tapada durante 30 mn em fogo médio/brando. Ao fim deste tempo destapar a panela e deixar ferver em lume brando ate atingir a consistência de geleia. Retirar as cascas da maca, deixar arrefecer um pouco e colocar em cima do cheesecake. Enfeitar com um pouco de hortelã.















domingo, 31 de maio de 2015

Arroz de marisco (receita que faço em casa)

1 pacote de mistura de marisco (680grs)       
1 pacote de camarão (400grs)
1 pacote de delícias do mar
2 ou 3 pernas de sapateira
1/2 pacote de creme de marisco
1/2 frasco de polpa de tomate
1 1/2 caneca de arroz
Água ( 3 vezes a medida de arroz)
Cebola
Louro
Azeite
Caldo de carne
Açúcar
Sal
Pimenta preta moída na altura
Piri-piri
Coentros



Numa panela refoga-se a cebola picada com o azeite. A seguir junta-se a folha de louro.  Quando a cebola está transparente junta-se a polpa de tomate, 2 ou 3 colheres de sobremesa de açúcar, a pimenta preta, piri-piri, caldo de carne. Dissolve-se o creme de marisco numa caneca e junta-se ao refogado. Junta-se a água, deixa-se ferver e junta-se o arroz. Mexe-se bem, reduz-se para o mínimo, junta-se a mistura de marisco ( só se retiram os camarões e amêijoas). Deixa-se cozinhar, no mínimo, durante uns 10 mn. Junta-se o resto do marisco, se necessário junta-se um pouco mais de água a ferver. No fim juntam-se os coentros picados.

segunda-feira, 13 de abril de 2015

Ovos mexidos c/farinheira (entrada)

2 farinheiras                                                    
10 ovos
1 kg de batatas
Cenoura ralada qb
Alho francês qb



Tira-se a pele das farinheiras, e vão ao lume numa frigideira até secar e desmanchar (uso o utensílio para fazer puré). Fritam-se as batatas fininhas, às rodelas. Bringem-se primeiro e fritam-se depois (bringir é cozer lentamente em óleo a mas ou menos 120 graus). Estufa-se um bocadinho de alho francês em juliana, num pouco de água com sal e azeite. Quando levantar fervura, junta-se o alho francês 2 mn. Retira-se, côa-se e passa-se por água fria, para se manter verde. Reserva-se. Fazem-se os ovos mexidos, aos quais se juntam as farinheiras previamente preparadas e um pouco de natas no fim.  Depois nos pratos põem-se as cenouras raladas em cama. Com o auxílio de uma forma pequena (aberta de ambos os lados) monta-se a entrada sobre a cama de cenouras raladas. Por ordem uma rodela de batata frita, o alho francês estufado, seguidamente os ovos mexidos (com a farinheira), depois outra batata e mais um bocado de ovos mexidos. Desenforma-se e por fim salpica-se com salsa picada. Dá um bocado de trabalho mas é uma delicia e fica com muito boa apresentação.

sexta-feira, 10 de abril de 2015

Tarte de côco

Massa                                                                                       
1 ovo
125 grs de açúcar
250 grs de farinha
125 grs de manteiga


Recheio
3 ovos
1 colher de sopa de farinha
125 grs de côco ralado
0,5 L de leite
1 casca de limão
Canela em pó



Massa
Bata o ovo com o açúcar, em seguida juntar a manteiga e a farinha e deixe descansar 1 hora. Estenda a massa, forrar a forma e pica- se a massa com um garfo fino.

Creme
Bate- se os ovos com o açúcar. Acrescenta-se a farinha, seguidamente o leite e no fim o leite frio mas previamente fervido com a casca do limão.
Deita-se o creme na massa e vai a forno médio durante mais ou menos 45 minutos.

Rolo de carne

0,5 kg de carne de vaca picada                                      
0,5 kg de carne de porco picada
1/2 chouriço picado
1 ovo
1 pacote de natas (200 ml)
1 pacote de sopa de cebola


Molho
Água qb
Molho em pó "fond de sauce"
Vinho branco
Vermute
Pimenta preta
Massa de pimentão
Piri-piri
Noz moscada
Caldo de carne
Louro
Molho inglês


Misturam-se todos os ingredientes, enrola-se e cobre-se por cima com bacon ou entremeada. Tempera-se com um pouco de sal, alho, azeite ou banha. Vai ao forno médio mais ou menos 1 hora.

Molho
Misturam- se todos os ingredientes (as quantidades são a gosto) num tacho, vai a lume médio, mexendo sempre. Rectificam-se os temperos e junta-se ao rolo de carne depois de pronto


quinta-feira, 9 de abril de 2015

Rhumtoph

Rhum a mais de 55 graus                                                              
Framboesas
Groselhas
Myrtilles 
Cerejas
Morangos
Pêssegos
Alperces
Ananás (é a última fruta a colocar no recipiente)
Açúcar (por 500 grs de frutos usam-se 250 grs de açúcar)
Recipiente próprio para o rhumtopf, em faiança, tem que estar limpo e completamente seco. 




Os frutos devem ser de qualidade excelente, maduros, mas não em demasia. Usam- se inteiros ou cortados aos cubos. 
Por cada 500 grs de frutos juntam-se 250 grs de açúcar. São colocados às camadas, sendo que a última é a de ananás. Cobre-se com rhum até que os frutos estejam cobertos mais ou menos 2 cm, para que não fiquem em contacto com o ar. 
Depois de colocar a última fruta, o pote deve descansar pelo menos 2 meses, num local escuto e fresco. 
Pode-se servir com chantilly, mas são fabulosos com gelado de baunilha, pudim flan de baunilha, crepes e para enfeitar qualquer sobremesa. É uma delicia. 
Na Suíça, onde aprendi a fazer o rhumtopf, faz- se à medida que vão aparecendo os frutos da época, indo-se acrescentando à medida que estes vão aparecendo. Começa-se regra geral no fim da Primavera, acaba-se quase no fim do Verão e começa- se a consumir no Inverno. 

Blanquette

Carne de bife (cachaço s/osso) cortada em cubos grossos
1 cebola
2 ou 3 dentes de alho                                                                  
Azeite qb
Àgua 1/2 litro
2 colheres de farinha
1 lt de vinho branco
Salsa qb
Tomilho qb



Numa panela funda coloca- se 1 cebola inteira, 2 ou 3 dentes de alho, azeite e frita-se a carne. À medida que vai dourando retira- se para um tacho fundo juntamente com a cebola. Na gordura onde se fritou a carne junta-se junta- se a farinha e deixa-se fritar. A este preparado junta-se 1/2 litro de água. Passa-se por um coador (chinês) junta-se a carne, um pouquinho de tomilho, 1 litro de vinho branco (pode-se juntar um bocadinho de vinho do Porto ou de conhaque). Tempera-se com sal e um pouquinho de piri-piri. Quando levanta fervura, deixa-se cozinhar mais ou menos 1 hora, quase no fim junta- se um pouco de salsa picada.  É uma delicia que me foi ensinada pela mãe da minha cunhada que cozinha este prato como ninguém.

terça-feira, 7 de abril de 2015

Tarte de frango

Massa

400 grs de farinha de trigo
2 colher de cha de fermento
2 ovo
200 ml de leite                                                                            
4 colheres de manteiga
2 colher de banha
sal qb



Recheio

1/2 frango
Cenouras
Ervilhas
Azeitonas





Amassam-se todos os ingredients secos com a margarina, a banha e por ultimo o leite (qb). Esta massa descansa por mais ou menos 1 hora enrolada em pelicula aderente no congelador.  Divide-se a massa em dois e forra-se a forma com uma parte da massa. Coloca-se dentro o frango desfiado, depois de estufado, as cenouras cozidas e cortadas as rodelas, as azeitonas descarocadas e as ervilhas cozidas. Cobre-se com a restante massa e pincela-se com com ovo batido. Vai a forno quente, 200 graus centigrados ou 390 Fahrenheit durante meia hora.









domingo, 5 de abril de 2015

Salada de camarao e delicias do mar

                             

Salada (prefiro a san marino                                                                                                       mix)                                                                                                                                 
 
 
 
 Tomate                                                                                
Cebola roxa                                                             
Camarao
Delicias do mar                                       


Molho Cocktail
                                                                                           
Maionese (prefiro a que e feita com azeite)
Ketchup
Mostarda
Molho ingles
Picante liquido (uso o tabasco)
Pimenta preta do moinho
Whisky



Junta-se a salada, o tomate (corto em quarto e depois as rodelas), o milho, a cebola roxa (cortada as meias luas), o camarao (cortado em 2 ou tres bocados, conforme o tamanho deles) e as delicias do mar desfiadas. Tempera-se com o molho cocktail. Fica uma delicia. Se sobrar aguenta bem no frigorifico de um dia para o outro.



                                                              

Peitos de frango a italiana

Peitos de frango
Sal
Limao
Pimenta
Pao ralado
Ovos

Sauce ragout (1frasco)
1/2 copo de agua a ferver
Mozarella ralada qb


Temperam-se os peitos de frango com sal, limao e pimento e reservam-se. Passam-se os peitos por pao ralado e ovo batido e fritam-se numa frigideira em bastante oleo.


Num tabuleiro despeja-se o molho ragout ( e melhor se for molho que ja vem preparado, com cogumelos, etc, etc), juntam-se os peitos, previamente fritos. Junta-se o 1/2 copo de agua a ferver. Cobre-se com mozzarella (bastante). Vai ao forno ate derreter o queijo. E uma delicia.



Salada de massa com legumes

Massa qb (daquela encaracolada)
Agua
Sal
Oleo

Molho

1/2 pacote dos grandes de creme  half and half
1 dente de alho esborrachado
1 colher de sopa de parmesao ralado
2 pacotes de creme   alfredo
  

Vegetais

Couve flor
Cogumelos
Cenouras (uso das cenouras minis)
Broculos
Pimentos vermelhos (tambem se pode usar amarelos e laranjas)
Um pouco de agua (mesmo pouca)
Azeite qb
Sal qb


Numa panela com a agua, um pouco de oleo e sal, deixa-se levanter fervura, junta-se a massa. Coze durante 9 minutos. Escorre-se, passa-se por agua e reserva-se.

Numa frigideira tipo wok coloca-se um pouco de agua, azeite e sal. Juntam-se os vegetais previamente cortados, relativamente pequenos, e deixam-se cozer durante pouco tempo. Escorrem-se e reservam-se.

Numa outra frigideira juntam-se o creme de leite, o dente de alho, os 2 pacotes de creme alfredo e o parmesao. Deixa-se levanter fervura ate engrossar. Junta-se a massa e a seguir os legumes. Mexe-se bem.

E um prato excelente, subsitui perfeitamente qualquer prato de carne, come-se bem quente ou frio. Nos legumes, podem-se usar outros, mas a couve flor e os cogumelos nao podem faltar.
Se tivermos restos de carne, podem-se juntar, desfiados.