segunda-feira, 13 de março de 2017

Serradura

5 folhas de gelatina
2 colheres de sopa de leite frio
1litro de natas
1lata de leite condensado
1 pacote de bolacha Maria partido à mão
1 pastilha de junket rennet tablets



                Dissolver a pastilha Junket renet tablet num bocadinho de água morna, junta-se às natas e batem-se bem as natas em chantilly, juntar o leite condensado e misturar bem com uma vara de arames e reserva-se.
               À parte colocam-se as folhas de gelatina de molho em água fria. Quando estiverem amolecidas, escorre-se a água, junta-se às duas colheres de sopa de leite morno e dissolvem-se as folhas de gelatina.
               Acrescenta-se a gelatina dissolvida em leite ao preparado anterior, mistura-se bem. Juntam-se as bolachas trituradas grosseiramente, mistura-se bem. Colocar em taçinhas e polvilhar por cima com bolacha moída (bem moída). Eu costumo usar taças descartáveis, pois como têm tampa, dura vários dias no frigorífico sem secar. É uma sobremesa muito fácil e muitíssimo boa.  
Nota: para partir as bolachas uso o utensílio que se usa para esborrachar as batatas quando se faz puré. Uso a pastilha de junket renet tablett para o chantilly ficar mais espesso. Encontra-se essas pastilhas em qualquer supermercado, são usadas para fazer queijo fresco. 




quinta-feira, 2 de março de 2017

Esparguete à bolonhesa

500 grs de carne picada (uso carne de vaca magra)
1cebola picada
340 ml de polpa de tomate (uso metade do frasco)
3 colheres de sobremesa de açúcar
1cubo de caldo de carne
1folha de louro
Pimenta preta do moinho
Uma pitada de piri-piri
Sal qb
Farinha de trigo qb
3 ou 4 folhas de manjericão
Azeite qb



                Numa frigideira coloca-se o azeite, o louro e deixa-se cozinhar até a cebola ficar translúcida. Junta-se a carne picada e com um garfo desfaz-se cuidadosamente, para não ficar aos bocados. Junta-se a polpa de tomate, o açúcar (é fundamental para anular a acidez do tomate) o sal, o caldo de carne, a pimenta preta moída na altura e o piri-piri. Deixa-se cozinhar durante uns minutos, acrescenta-se um pouco de água fria e com um pequeno coador, polvilha-se um pouco de farinha qb. Deixa-se cozinhar um pouco, até atingir a textura desejada e juntam-se as folhas de manjericão.  





700 grs de
esparguete
Água qb
Sal qb
Óleo qb




                    Coloca-se a água numa panela com o sal e óleo e quando levantar fervura junta-se o esparguete. Deixa-se cozinhar durante 9mn ( fica al dente) retira-se do lume, passa-se por água e volta-se a colocar na panela, regando-se com um fio de óleo mexendo bem para não colar.

                   



                    Coloca-se o esparguete no prato, com a bolonhesa por cima e salpica-se abundantemente com queijo parmesão ralado. Ė uma delicia.